segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EXTENSÃO DE ESTUDO PARA AS 8ª SÉRIES

DESIGN





O design consiste de uma abrangencia um pouco ampla em designar uma profissão onde acima de tudo o criador idealiza principalmente a forma e as linhas que irão compor um objeto.
Tudo o que vemos, que está ao nosso redor em uma cidade, em casa, nas ruas é feita com um design que pode ser único (como é o caso de peças de artesanato), ou em série (no caso de objetos industrializados), porém de uma forma ou de outra, o idealizador do formato e das linhas gerais do produto são frutos de um designer, que é o nome que se dá ao profissional que trabalha com o design de objetos em geral.
Porém como os objetos se diferenciam muito, o design foi dividido em várias especificações, assim tendo o designer de automóveis, designer de interiores, entre outros.
Vale ressaltar que o designer não é o responsável pelo produto todo, ele apenas é responsável pela criação da forma que se tem o objeto, como exemplo disso temos o nosso próprio telefone celular, que tem formas diferenciadas, de marca para marca e/ou modelo, porém a função do designer se limita apenas a isso, deixando um outro profissional responsável pela tecnologia que irá ocupar a "casca" do celular.

ELEMENTOS DA LINGUAGEM DA DANÇA

Para facilitar os estudos em dança foram criados os elementos que compõem a linguagem da dança, eles são como o nosso alfabeto, para facilitar e nos auxiliar a ler e escrever. Na dança isso também acontece.
Um dos elementos da linguagem da dança é o nível, que pode ser alto, médio e baixo, o nível corresponde a "altura" onde acontecem os movimentos corporais, assim, de uma maneira de se fazer entender melhor os níveis podemos definir o ballet clássico como uma dança que utiliza bastante o nível alto, onde com saltos bastante suaves e as mãos para o alto deixam o corpo da bailarina na posição vertical alcançando o mais alto possível seu movimento corporal, um exemplo de nível médio corresponde principalmente as danças de salão, como o forró por exemplo, onde os dançarinos trabalham muito na altura dos ombros e cintura, e um exemplo de nível baixo é o hip-hop, onde a dança no chão é muito intenso.
Vale ressaltar que esses exemplos mostram performances de dançarinos e de ritmos dançantes que utilizam muito um determinado nível, porém não o obriga a utilizar somente esse nível em suas composições coreográficas, ficando muito mais interessante quando há uma mudança de nível no transcorrer da coreografia deixando-a mais atrativa aos apreciadores.
Outro elemento básico da dança é sem dúvida o ritmo, que nada mais é do que a velocidade do movimento da dança, o ritmo trabalha principalmente com a batida base da música, que em compasso com o movimento transforma esse movimento em dança. O ritmo é fundamental para uma composição coreográfica, pois é importantíssima para se compreender o movimento com base em uma música.
Porém podemos movimentar o nosso corpo no mesmo ritmo da música e mesmo assim não fazermos movimentos que realmente se fazem entender a música, isso acontece por não haver harmonia entre a música e a dança. Assim é importante que haja movimentos de dança que dialoguem com a música, assim aparecendo a harmonia, que consiste em ser uma ligação entre o movimento e a melodia musical. Há como se fazer harmonia de passos coreográficos e não se fazer o ritmo da música e vice versa, por isso é necessário entender que um elemento da dança caminha juntamente com outros elementos da dança.
Por sua vez o espaço compreende o lugar onde essa dança vai acontecer, e ao contrário do que muitos pensam o espaço não é apenas o "chão" onde os dançarinos irão dançar, mas o espaço tridimensional onde a dança acontece, assim o espaço em dança compreende também ao espaço de ar onde se baila, sendo correto afirmar que o espaço vai do chão até o teto onde acontece uma apresentação de dança.