quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DESENHO GEOMÉTRICO



Diferenças e semelhanças entre o losango e o quadrado

Primeiramente devemos ter como base que ambas as figuras planas são quadriláteras, isto quer dizer que as duas figuras possuem quatro lados. Porém não podemos esquecer que cada figura plana, seja ela quadrilátera ou não, possuem particularidades diferentes. Assim, a classificação das figuras planas se inicia pela quantidade de lados que ela possui, como por exemplo, três lados (triangulo), quatro lados (quadrilátero), cinco lados (pentágono), entre outros.
Retornando aos quadriláteros, o quadrado, que é uma figura conhecida, desde a nossa infância, além de ter quatro lados, eles tem por obrigação ser também do mesmo tamanho, e o losango, por sua vez, também possui os mesmos quatro lados, e estes são também do mesmo tamanho. Outro aspecto do quadrado é possuir quatro ângulos retos, isto é, ângulos de 90°, e o losango, por sua vez, possui dois ângulos obtusos, isto é, maior que 90° e dois ângulos agudos, menores que 90°.
Com essa última característica já podemos diferenciar um losango de um quadrado, porém não ficamos apenas com essa diferença, pois sabemos ainda que um quadrado possui a mesma medida em suas diagonais, e o losango por sua vez possui diagonais perpendiculares de medidas diferentes.
Outra diferença entre essas duas figuras é que o quadrado possui quatro eixos de simetria, ao passo que o losango possui apenas dois eixos.
Outra semelhança pode ser notada se observada que seus lados opostos tem o mesmo tamanho, também podemos destacar que os ângulos opostos são congruentes, isto é, tem a mesma medida, assim, se observada a medida dos ângulos da qualquer diagonal de uma figura ou de outra tem-se o mesmo valor, também podemos dividir em suas diagonais a figura e teremos dois triângulos semelhantes, dois ângulos consecutivos dessas figuras são suplementares, assim, se somarmos esses ângulos teremos sempre como resultado 180°.
Assim podemos observar que as duas figuras possuem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças que facilitam bastante na hora de classificar e diferencias tais figuras.

Um comentário:

  1. Uma questão caiu na prova.Um paralelogramo tem quatro lados iguais,com essa afirmação podemos dizer,com certeza,que esse quadrilátero é um:Esta questão caberia recurso ?Que no meu entender seria quadrado,porém a resposta correta foi losango

    ResponderExcluir