terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ensino Médio: Materialidade

Materialidade, suporte, ferramenta e matéria nos eixos artísticos.

Quando tratamos de materialidade nas artes, seja em qualquer eixo artístico, tratamos principalmente do que podemos ver, perceber e fazer para que a arte ou obra de arte possa existir em um contexto visível e apreciável.
Assim tratamos de três peças fundamentais para que tudo se torne possível. Como já estudado no ensino fundamental, principalmente no primeiro ano do ciclo II, temos o suporte, a ferramenta e a matéria como peças fundamentais para a criação artística.
O suporte, podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. Nas artes visuais o suporte mais comum e tradicional é a tela de pintura, pois ela suporta o desenho, a pintura. No eixo música, o principal suporte para o som é a pessoa que segura e toca o instrumento ou sustenta a voz que faz então a melodia. Já no eixo dança como no teatro também temos como principal suporte o corpo do artista, que dá para a arte a possibilidade do gesto.
Temos a ferramenta então, que é sem dúvida nenhuma uma arma que se utiliza para a criação, assim, como o exemplo de suporte para as artes visuais foi a tela, temos como ferramenta o pincel, que é o que vai servir para que a obra de arte seja realizada, na música a ferramenta são os instrumentos musicais ou as cordas vocais, no teatro e na dança as ferramentas podem ser ainda o corpo dos artistas, uma vez que elas são o que sustentam (suporte) mas o que fazem a arte acontecer também.
A matéria, pode ser considerada propriamente o que chamamos de material para a arte, sendo assim é o que se utilizou para que a obra de arte pudesse ser realizada e finalizada, assim a matéria para o nosso exemplo de arte visual são as tintas, para a música seria a melodia, os sons, e para o teatro e a dança, as formas corporais e os gestos.
Basicamente seria assim que poderíamos definir a materialidade nas artes, de uma forma simples.

2 comentários:

  1. Profº Rogério, podemos considerar também que as coreografias sejam ferramentas da dança? Afinal, o movimento é a matéria da dança e o que lhe dá forma são as coreografias.

    ResponderExcluir
  2. a materialida seria a combinaçao do suporte e da materia

    ResponderExcluir